domingo, 8 de março de 2009

Atitudes de um coração grato

I Crôn: 16: 7-36

Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Ele não era perfeito, mas sempre estava em atitude de agradecimento ao Senhor, independente das circunstâncias, por isso ele agradava o coração de Deus.

Amaioria dos Salmos de Davi, começam louvando exaltando e agradecendo ao Senhor.
Esse cãntico de I Cron demonstra um coração agradecido e relembra tudo aquilo que o Senhor já havia feito pelo seu povo.

Um coração grato:

v 12: Lembra daquilo que o Senhor já fez.

Como podemos ver em Salmos 106: 9-11, Davi constantemente se lembrava de como o Senhor havia libertado o povo de Israel do Egito; de terem passado em terra seca pelo mar vermelho; terem visto seus adversários seno mortos pelas mãos do Senhor; e terem sua snecessidades supridas no deserto.

v 10: Alegrar o coração.

Tinha um coração que se alegrava na presença do Senhor. No Salmo 16:11 ele diz que na presença do Senhor há abundância de alegrias e delícias perpetuamente. Esse Salmo foi escrito quando ele estava sendo perseguido por Saul, mas como podemos ver, sua alegria não era circunstâncial.

v 9: Louvar e exaltar seu nome.

Louvava e xaltava ao Senhor por ter recebido vitórias, pelas maravilhas que Deus já havia feito. Sabia que Deus era poderoso o bastante para fazer muito mais do que já havia presenciado, por isso louvava e se alegrava.

v 8 e 23: Falar aos outros á esse respeito.

O fruto de um coração grato e alegre no Senhor é compartilhar daquilo que o Senhor já fez.Um coração que dseja fazer Deus conhecido entre os povos, anunciar as suas obras e a sua salvação. Davi desejava que todos conhecessem esse Deus maravilhoso em obras, que todos pudessem um dia presenciar esse poder e também virem a ter um coração que se alegra no Senhor.

v 29: Oferecer dádivas do nosso próprio ser.

Davi não somente louvava e agradecia com os lábios, mas tinha um espírito agradecido. No Salmo 108:1 ele mostra o seu dsejo de louvar e exaltar á Deus com a sua alma. Podemos perceber que seu coração era totalmente grato á Deus. Uma gratidão que brotava do mais profundo do seu ser e por isso era um homem segundo o coração de Deus.

Sede agradecidos é o que Paulo nos ensina em Col 3:15.
O Senhor se agrada de um coração que reconhece o graça do Senhor e não se esquece de tudo o que ele já fez.

2 comentários:

  1. Linda mensagem... há uma harmoia nas palavras e na teologia da mesma, o que me deixa extremamente feliz por causa de tanta besteiras que há nos pulpitos de nossas igrejas!! quem dera pessoas fizessem como esta moça, que estuda e exprime tudo o que sente em Deus, sem contradizer as escrituras!!
    continue assim...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa mensagem, e álias ja algum tempo tenho essa palavro no meu coração! Fique com Deus, continue sendo abençoada :D

    ResponderExcluir