sábado, 21 de março de 2009

Espírito abatido e coração contrito

Isaías 57:15
"Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos."

Alto-excelente, superior, ilustre, eminente, respeitável.

Sublime-que é dotado de uma elevação excepicional; elevado nas suas palavras, nos seus atos; esplêndido, agradável, extraordinário.

Abatido-enfraquecido, desanimado, humilhado, morto.

Contrito-o que se arrepende ou ter dor profunda de ter ofendido à Deus.

Jesus se fez homem, habitou entre nós, morreu em uma cruz por nossos pecados, para que nós fossemos perdoados e tivéssemos livre acesso ao Pai. À partir desse dia o véu se rasgou, nos dando o contato direto com o Pai.
Esse conviver como Pai e filhos faz com que o Pai não somente nos proporcione alegrias, mas também consolo, ajuda e nos dê colo nos momentos de fragilidade. Como um verdadeiro relacionemento entre pai e filhos.

A promessa que temos em Isaías 57:15 é de que esse pai veio para:

Dar vida ao espírito abatido

*Enfraquecido/fraco
-aquele que sente que não tem mais forças para lutar
-que todos os caminhos que escolhe dão errado;
-que sente-se sugado pelo marasmo de sua vida;
-que está cansado de lutar sozinho por causas em que não há apoio dos familiares e amigos;
-que se sente injustiçado pela lei dos homens, sem nada poder fazer;
-que vive uma situação sem saída, sem escolha e sem ter merecido.

Porém em Deus encontramos a força necessária

Sl 18:32 e 33
"Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.
Faz os meus pés como os da cerva e põe-me nas minhas alturas."

Sl 73:26
"A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e minha porção para sempre"


*Desanimado
-que não encontra mais motivação para nada;
-que não tem mais planos;
-que não tem mais sonhos;
-que não tem mais esperanças;
-que se encontra em meio ao caos e a tormenta no turbilhão dos seus pensamentos e sentimentos.

Deus nos promete ânimo e também nos aconselha a nos animarmos

Sl 27:14
"Espera no Senhor, anima-te e ele fortalecerá o teu coração, espera, pois, no Senhor"

joão 16: 33
"Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."


*Humilhado
-que sente vergonha de sua condição;
-que é marginalizado e desprezado por ser quem é;
-que sofre toda a sorte de maldades e abusos;
-que é tratado como lixo humano.

O Senhor promete exaltar, colocar em lugar de honra

Ezequiel 17:24
"Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa. Sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca, eu o Senhor, o disse e o farei."

Ezequiel 21:26
"assim diz o Senhor Jeová: Tira o diadema e levanta a coroa; esta não será a mesma, exalta o humilde e humilha o soberbo."



*Morto
-que não sente mais prazer em viver;
-que há muito não sente alegria;
-que nada mais em sua vida faz sentido;
-que deseja a morte como escape de sua situação.

jesus é aquele que pode trazer vida

João 1o:10
"O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância."

João 10:15
"Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas"

Jesus veio para todos esses que estão doentes

Mateus 9:12
"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes."

Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."


jesus chama a todos os fracos, desanimados, humilhados e mortos para que seja aliviados de seu sofrimento, encontrando nele a paz e o descanso.
Convida-os para que troquem o seu fardo de dores pelo fardo de amor e obediência.


Deus habita também com o coração contrito

A todo aquele
-que reconhece sua situação de fragilidade na presença de Deus;
-que se arrepende por achar que não precisa de Deus;
-que se arrepende por seus pecados;
-que reconhece que não pode ter o controle de todas as coisas;
-que reconhece que nada além de Deus pode salvar a sua vida.

Lucas 15:10
"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."

Atos 3:19
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor."


Quando reconhecemos nossa fragilidade como seres humanos, incapazes e pecadores, e voltamos o nosso coração arrependidamente ao Senhor, ele nos promete:

*levantar-tirando-nos do lugar de sofrimento.

*ajudar-tirando-nos todo peso que há sobre nós e nos sucumbiria.

*fortalecer-renovar as nossas forças, sonhos e esperanças.

Lucas !5:11-24

Como o filho pródigo,por mais que tenhamos errado através de nossas escolhas, sofrido as consequências delas e quase perecido, o Senhor espera nos espera de braços abertos para que retornemos à ele.
Podemos desperdiçar a nossa vida por um tempo, mas se nos arrependermos o Pai tem a melhor festa preparada para nos receber.
O Senhor nos convida a voltarmos os nossos pés em sua direção, para olharmos novamente para o caminho que leva até ele. Nos convida a correr para os seus braços, e ele irá nos limpar, dar novas forças ao nosso espírito e nova vida ao nosso coração.

6 comentários:

  1. SEU COMENTARIO É MUITO LINDO E PRA MIM,FOI BOM,POIS APRENDI MAIS UM POUCO SOBRE A BONDADE DO MEU SENHOR.QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo seu lindo blog...Deus é mais sempre!Devemos confiar somente Nele...
    Regina Esposito-

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas mensagens. Foi muito importante para mim. Tenho 65 anos moro em Curitiba. O Site da igreja que frequento é: ABBA.ORG.COM.BR. Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  4. Parabennss... Falar de Deus é uma benção......

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz irmã do avivamento, é uma honra lê o quanto a palavra de deus usa vc. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Deus te usa tremendamente, gostei de mais da postagem, você escreve com bastante autoridade.

    ResponderExcluir